Quem teve a maior trajetória política de Maringá?

 

Pensei em escrever um texto chamado “quem foi o maior político de Maringá?”, para responder esta pergunta. Óbvio que, tentando a elucidar, criaria inúmeras injustiças. Isto porquê as preferências pessoais, sentimentos e paixões acabam tomando conta do imaginário político. São memórias afetivas muito recentes para uma cidade de jovem trajetória tal qual Maringá.

Porém, esta pergunta – de preocupação provinciana, sempre ronda meus pensamentos. Seria possível fazer um “top five”, ao estilo CQC, daqueles que mais contribuíram politicamente para a construção de Maringá? Ou, ao estilo olimpíadas, poderíamos compor o pódio com uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze? Note que, para uma questão embaraçosa, precisamos ter respostas um tanto quanto embaraçosas.

A saída para responder minha inquietação foi alterar a questão. Este texto, portanto, não trata do maior político da história de Maringá, mas sim de quem possuiu (ou possui) a maior trajetória política de Maringá, utilizando um critério de pontuação que envolve somente um tipo de variável (ou mérito): vencer eleições. Isto mesmo: criei uma tabelinha para mensurar o que faz com que alguém possua um mandato, ou seja, vencer uma disputa eleitoral.

Assim, temos a seguinte pontuação: 25 para o Senado, 25 para o Governo do Paraná (e 15 para Vice), 20 para Prefeito (5 para Vice-Prefeito), 15 para Deputado Federal, 10 para Deputado Estadual e 5 para Vereador. Observe que criei um critério que envolve tanto o mérito de vencer uma eleição aliado ao peso da disputa eleitoral – ou, no caso especial de Haroldo Leon Peres, da indicação política que, no caso dele, atribuí a pontuação de Vice-Governador para o cargo de Governador: quanto maior a eleição em disputa, mais pontos; quanto mais longeva a carreira política aliada ao peso da disputa eleitoral, mais pontos.

Ficamos, assim, no top 10 das maiores trajetórias políticas de Maringá:

Político Pontos Cargos
1 Ricardo Barros 110 6 Federal 1 Prefeito
2 Odilio Balbinotti 75 5 Federal
3 Renato Bernardi 60 1 Vereador 2 Estadual 2 Federal + Vice
4 Walber Guimarães 55 1 Vereador 3 Federal + Vice
5 Said Ferreira 55 1 Federal 2 Prefeito
6 Haroldo Leon Peres 50 1 Governador 2 Estadual 1 Federal
7 Silvio Barros 50 1 Vereador 1 Estadual 1 Federal 1 Prefeito
8 Dr. Batista 50 2 Vereador 4 Estadual
9 Adriano Valente 50 2 Federal 1 Prefeito
10 Cida Borghetti 50 2 Estadual 1 Federal 1 Vice-Gov
11 Túlio Vargas 50 2 Estadual 2 Federal

O “top 10” é composto de políticos de peso. Ainda em curso, Ricardo Barros vence a celeuma criada. Não considerei, é claro, os cargos indicados que todos os políticos assumiram ao longo dos anos. Mas, o fato de além de ter sido Prefeito de Maringá e de ser eleito por seis vezes Deputado Federal, com base eleitoral consolidada na cidade, pesou. Interessante notar é a figura de Odílio Balbinotti em segundo lugar, um especialista em vencer as eleições para Deputado Federal. Ainda que Prefeito da pequena Barbosa Ferraz, Odílio tentou ser eleito Prefeito em Maringá, sem sucesso, transferindo seu domicílio eleitoral pra cá. Por fim, Renato Bernardi recebe a destacada medalha de bronze, com uma trajetória muito bonita firmada na “Cidade Canção”.

Ah, “e os nomes não citados Tiago, por onde andam?”. Fica a tabela abaixo para que você confira se seu político de estima também tem uma trajetória longeva, considerável por Maringá:

Político Pontos Cargos
12 Jorge Sato 40 2 Vereador 3 Estadual
13 Enio Verri 40 1 Estadual 2 Federal
14 Luiz Nishimori 40 1 Estadual 2 Federal
15 João Paulino Vieira Filho 40 2 Prefeito
16 Silvio Barros II 40 2 Prefeito
17 Kazumi Taguchi 35 7 Vereador
18 Belino Bravin Filho 35 7 Vereador
19 Edmar Arruda 35 1 Vereador 2 Federal
20 Mário Hossokawa 30 5 Vereador + Vice
21 Ulisses Maia 30 2 Vereador 1 Prefeito
22 Luiz Moreira de Carvalho 30 2 Vereador 1 Prefeito
23 Tadeu França 30 1 Vereador 1 Estadual 1 Federal
24 Antonio Facci 30 2 Vereador 2 Estadual
25 Luiz Gabriel Sampaio 30 3 Estadual
26 Edith Dias 25 5 Vereador
27 John Alves 25 5 Vereador
28 Evandro Junior 25 1 Vereador 2 Estadual
29 Ary de Lima 25 2 Vereador 1 Federal
30 Ferrari Junior 25 1 Vereador 2 Estadual
31 José Alves 25 1 Vereador 2 Estadual
32 Antenor Sanches 20 4 Vereador
33 Midufo Vada 20 4 Vereador
34 Paulo Mantovani 20 4 Vereador
35 Mário Verri 20 4 Vereador
36 Serafina Carrilho 20 2 Vereador 1 Estadual
37 Ricardo Maia 20 2 Vereador 1 Estadual
38 Osório Valter Pietrangelo 25 1 Vereador 2 Estadual

É claro que este texto, finalizado nesta data, sempre estará em aprimoramento ou em construção. Ano que vem tem eleição municipal e, dependendo dos resultados, nosso ranking será alterado. Fica então, a título de curiosidade, um pequeno artigo para dar um rumo para a minha questão motriz. Todavia, se fossemos escolher as principais personalidades políticas da cidade ou, então, o maior político da história de Maringá, esta lista de 38 nomes certamente é um bom começo!

PS: Conforme anotado em “Tadeu França do povo: nada mais!”, de minha autoria, fica aqui registrado que o maior orador da história política da cidade é o Professor Tadeu França. Pelas batalhas e lutas, talvez seja ele também um dos maiores políticos – e na altura também!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: