Os pecados originais da República

José Murilo de Carvalho acaba de lançar mais um livro, reunindo crônicas publicadas nos últimos anos. “O pecado original da República”, um provocativo título, é definido em quatro pecados originais, que tem pautado a maioria dos problemas de ordem política e de caráter social enfrentados no Brasil.

O primeiro deles é a escravidão, matriz para gerar a desigualdade social do país, que pouco tem avançado para aproximar os poucos que ganham muito daqueles muitos que não ganham quase nada. O segundo deles é o latifúndio, reflexo da ocupação desenfreada e mercantilista do território nacional. O terceiro é o patriarcalismo, isto é, a sociedade regida, na maioria das vezes, pelas regras e ótica dos homens. E, por fim, o mais famoso deles: o patrimonialismo, uma mistura constante entre o que é público daquilo que é privado.

O diagnóstico foi feito e precisamos mudar. A sociedade brasileira avança e, neste sentido, podemos também avançar, ofertando a transformação social pela melhor de todas as vias disponíveis: a educação, aliada a um amplo acesso à cultura, ferramentas que ajudam a construir uma nova nação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s