5 livros para entender a política

Não é novidade que estou há anos pesquisando a política. Para facilitar a vida das pessoas que querem conhecer mais esta fascinante matéria, listei 5 livros que vão te ajudar nesta tarefa. São livros de meu cotidiano, que não costumam falhar nas referências bibliográficas quando escrevo. Vamos lá?

1 – Política Brasileira: como entender o funcionamento do Brasil (Tiago Valenciano / Rafael Egidio Leal e Silva)

O livro é de minha autoria em parceria com o amigo e Professor do IFPR Rafael Egidio Leal e Silva. A ideia foi criar um guia de “iniciação” para a política, válida para estudantes do ensino médio como os do superior. Tratando temas como as eleições, criação de partidos políticos, ideologias e sistema político brasileiro, indico o livro para quem quiser começar a entender as peculiaridades da política nacional. Compre aqui.

2 – O príncipe (Nicolau Maquiavel)

Obra clássica para entender o “modus operandi” da política, indico a edição da Editora Hedra, que tem um excelente prefácio comentado pelo Prof. José Antônio Martins. A edição é bilíngue (português e italiano), o que facilita na compreensão de algumas palavras-chave utilizadas por Maquiavel. Além disso, os comentários efetuados por quem estuda a filosofia política auxiliam no entendimento do universo do autor.

3 – Na teia do Nepotismo (Ricardo Costa de Oliveira)

A tese do Prof. Ricardo Costa de Oliveira, da UFPR, é muito simples: a família ainda importa nas relações sociais e políticas do Brasil. A análise e a investigação do fenômeno do nepotismo são duas das tarefas principais da sociologia política. Identificar e reconhecer a história e atuação das famílias políticas é percorrer os caminhos secretos e a genealogia dos próprios poderes. Na teia do nepotismo é mais uma contribuição para se pensar na política e o poder no Paraná e Brasil. Compre Aqui.

4 – Representantes de Quem? (Jairo Marconi Nicolau)

Lançado em 2017, o último livro de Jairo Marconi Nicolau, da IUPERJ, auxilia na compreensão do sistema político brasileiro, respondendo questões fundamentais do sistema de voto proporcional, relativamente à Câmara dos Deputados. De leitura simples e agradável, o autor concilia a rigidez da pesquisa acadêmica com a facilidade no entendimento do texto.

5 – O Livro da Política (Editora Globo)

Um livro “coringa”, que trata de diversos conceitos relacionados à política, além de efetuar uma excelente viagem pelas ideologias e pensadores políticos ao longo da história. Direcionado para o público em geral, a tradução e publicação (organizada pela Editora Globo) reforça a ideia de “linha do tempo” da política, podendo ao leitor comparar as diversas vertentes do pensamento político.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s