5 fatores para uma campanha política bem sucedida na internet: a pessoalidade

corpo a corpo com eleitores collorA série da “5 fatores para uma campanha política bem sucedida na internet” inicia-se hoje com tópicos relacionados ao universo da política, pretendendo falar diretamente com candidatos, políticos em pleno o exercício dos mandatos ou interessados no tema. Não vamos falar sobre a importância doo uso da internet na política. Isto parece-me que todos já visualizam como um caminho sem volta. Assim, nosso objetivo é debater temas relevantes, que às vezes são esquecidos, mas que fazem toda a diferença.

Iniciamos com um tema que parece óbvio, mas pouco explorado pelas equipes dos candidatos/políticos em geral: a pessoalidade na internet. O contato direto com o eleitor (corpo a corpo) é uma das principais ferramentas no processo de conquista do voto. Não há um especialista em eleições sequer que deixa de citar o “corpo a corpo” como uma das formas mais eficazes de obtenção do voto. E, aí, quando vamos para a internet, este contato parece que se perde. O mundo virtual soa distante do mundo real. A conectividade na palma das mãos e na ponta dos dedos por uma ferramenta de comunicação (celular, computador, tablet) nos “afasta” das pessoas. O chamado “senso comum crítico” condena a conectividade em excesso.

Esta série de juízos de valor sobre o uso de celulares e tablets o tempo todo poderia inibir a utilização “full time” destes aparelhos. Um engano. A conectividade dos brasileiros cresce a cada dia e, pelo menos a metade da população nacional tem acesso à internet. E aí, o político, com sua desgastada imagem perante à sociedade, transforma o palanque virtual em extensão do palanque real. São diversos os casos em que as redes sociais dos políticos e dos candidatos apenas replicam as atividades rotineiras, falando sério o tempo todo e sem interatividade com o seu público-alvo.

Insisto na ideia de que a política na internet deve sim falar de acordo com o perfil de cada eleitorado. Comunicar com eficácia e objetividade parece algo com mais impacto. Sim, um político deve expor as atividades do mandato. Mas existem meios e formas para isso. O tempo presente nos demonstra que a pessoalidade não pode ser perdida. Momentos com a família, fotos em passeios, selfies e fotos com boa qualidade em plena atividade política tem mais impacto que um link direto para o site do político. O eleitorado quer saber o que o político faz nas horas vagas e, durante o período de trabalho, o que ele faz de diferente pra ser um político diferente e receber seu voto. Esqueça as pompas de antigamente: a simplicidade na comunicação virtual de hoje ganha espaço e, a figura do “político super homem” foi substituída pelo Chaves da vila. Afinal, qualquer pessoa tem em mãos um celular para fotografar o político em um ângulo desfavorável…

Valorize a pessoalidade. Saiba que a internet apesar de virtual é a extensão do mundo real. E o tempo que as pessoas passam virtualmente é muito grande. Conquistar o voto é falar com várias pessoas ao mesmo tempo e, nada melhor que uma ferramenta como a internet para fazer isto rapidamente. A vida pessoal se confunde e se torna pública com a política. Portanto, saiba controlar sua pessoalidade-pública, expondo aquilo que te interessa e sempre fazendo as seguintes perguntas antes de postar algo:

1- haverá uma identificação com meu eleitor quando ele ver isso, isto é, as pessoas em geral fazem o que estou fazendo?

2- a imagem valoriza a minha imagem, ou seja, eu apareço na foto/vídeo e todos podem me identificar em uma situação positiva?

3- atingirei o objetivo de tornar pessoal, isto é, levar ao mundo virtual algo necessariamente do mundo real? E mais: o eleitor conseguirá ver isso ai acessar a minha postagem?

Pessoalidade, como demonstramos, ainda é tudo. Lembre-se do processo de identificação, uma carta na manga para vencer as eleições. Estas são pequenas dicas do primeiro texto de nossa série. Semana que vem nosso texto será sobre o uso do vídeo nas redes sociais.

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