Sim, há vida pós-UEM! UFPR!

Fiquei um tempão sem escrever neste blog, uma espécie de “diário pessoal” e reflexões da política, sociologia, enfim, do dia-a-dia das pessoas. Resolvi voltar – ainda que timidamente, a postar coisas que penso, outras que ainda não pensei e um dia ainda irei pensar. Cheguei à conclusão de que possuo uma vida sim pós-UEM, conforme anunciado, temido ou preocupado no último post feito exclusivamente para este espaço.

Temia do que ser um Mestre sem trabalho, um cão sem dono sozinho perdido no mundo. Comecei a lecionar e daí novos desafios foram surgindo: alunos, provas, livros de chamada, eventos…tanta coisa que eu sempre pensava: realizei um projeto de vida, ou seja, voltar pra escola na condição de professor. Mas, apenas lecionar? E a pesquisa, fonte de crescimento pessoal e acadêmico – e porque não científico?

Com essa questão surgiram os eventos. Desdobramentos dos dois anos de Mestrado – muito bem aproveitados, diga-se de passagem, na gloriosa UEM, que vem cravando marcas de aproveitamento nunca antes alcançadas por ela. E pensar que surgiu improvisada, na década de 1970, distante de tudo e hoje perto da excelência acadêmica. Dos eventos, vieram os concursos, as provas, o currículo ampliado e as discussões efervescendo.

Daí a dúvida: tentar ou não o Doutorado? “Sim, nóis pudemu”, mais caipira do interior do que um presidente estadunidense. E não é que deu certo? Um projeto pessoal para ser realizado e a certeza de quem muito trabalho virá por estes 4 anos, de 2012 a 2015. Muita pesquisa e amadurecimento teórico-profissional, novos ganhos virão e as expectativas são ótimas. Uma nova instituição está por vir: a Universidade Federal do Paraná, a UFPR, de estadual a federal, vou trilhando os caminhos no ensino superior.

De tantas siglas e instituições sociais (durkheminiano) que marcam nossas vidas, a UEM e a UFPR certamente são as que mais marcaram até então. Outras poderão surgir, cada qual na sua época, cada qual com seu gostinho especial. Mas nenhuma sigla marcará tanto quanto aquela que carrego há muito tempo, que nem sei precisar o quanto: CP, a Ciência Política, uma paixão e missão que ficará para a vida inteira…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s