A rapidez do poupatempo

Implantado em 1996 pelo Governo do Estado de São Paulo, o programa Poupatempo surgiu no intuito de agilizar as atividades da máquina pública, prestando serviços inerentes ao dia-a-dia das pessoas, como emissão de documentos, pagamentos de tributos, entre outros. Desde a primeira unidade – inaugurada em 1997, o programa oferece cerca de 400 serviços, dispostos nas unidades espalhadas por todo o Estado.

A eficiência do Poupatempo e a satisfação dos usuários (com 99% de aprovação) fizeram com que o programa ultrapasse as barreiras de São Paulo, num modelo próximo instalado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Diante das facilidades proporcionadas pelo Poupatempo, a pergunta que não cala é: porque ele ainda não existe no Paraná?

O Poupatempo tornou-se sinônimo de bom atendimento às pessoas que necessitam de serviços prestados pela burocracia estatal e, iniciativas do gênero colaboram para maior acesso à máquina pública. A expectativa é que, no “novo” governo recém-assumido por Beto Richa (PSDB), tal ação se inicie, de modo gradual e organizado, se expandindo por todo o Paraná.

De baixo custo operacional, o Poupatempo pode ser instalado em uma repartição pública de pequena estrutura, com funcionários de carreira (modo de geração de empregos) e oferecendo, a princípio, serviços elementares, como emissão de RG, CPF, segunda via de documentos, ouvidoria pública, consultas jurídicas, entre outros. Municípios como Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Cascavel e Guarapuava são bons pontos para início do programa, por tratarem dos maiores centros populacionais do Estado.

A Secretaria Especial de Relações com a Comunidade chefiada pelo maringaense Wilson Quinteiro (PSB) pode ser a responsável pelo estudo, implementação e exercício do Poupatempo. A sugestão para o governo está dada e, um programa como este beneficiará – e muito, a relação dos cidadãos com o Governo do Estado.

Publicado originalmente no “Jornal do Povo” em 14/01/2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s