O legado de Obama

Eleições 2008. A última “festa da democracia” que ocorreu no Brasil. No pleito, milhões de brasileiros escolheram novos prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos. Em comum, ocorreram as eleições presidenciais nos Estados Unidos, a maior potência econômica e política mundial.

Tinha tudo para ser mais uma eleição comum, com debates de alto nível entre os candidatos e uma cobertura destacada pela mídia. No entanto, a candidatura de Barack Obama tornou a disputa um tanto quanto diferenciada. Além do fator de ser negro e jovem, o atual presidente estadunidense trouxe um novo fator para a disputa: a presença impactante da internet nas campanhas.

As “inovações” de Obama não param em apenas um site de campanha, demonstrando sua plataforma de governo e interatividade com os eleitores. O twitter, microblog que só agora se tornou celebridade no Brasil, já era amplamente utilizado pelos candidatos e pelo eleitorado daquele país. O blog se tornou ferramenta de discussão. E mais: vídeos enviados pela população e a possibilidade de doação financeira para as campanhas via internet sofisticaram ainda mais aquela campanha.

O legado deixado pela campanha de Obama são estas inovações tecnológicas que agora surgem com maior força para as eleições de 2010. A tendência é que os candidatos usem e abusem da rede, substituindo as antigas campanhas brasileiras, caracterizadas por pintura nos muros, distribuição de brindes, showmícios e outdoors. No bonde do Obama, Marina Silva utiliza o mesmo estilo da foto do presidente, destacando as cores do Brasil em seu rosto; Fernando Gabeira (candidato ao governo do Rio de Janeiro) e Dilma Rousseff possuem logomarcas muito parecidas com as de Barack – sem contar a exploração da internet e a possibilidade de apoio financeiro on line para as campanhas.

Aquém das novas mídias para o exercício da política, torna-se necessário que os candidatos busquem diferentes inspirações visuais, pois o álibi de Obama, em pouco tempo, pode virar plágio, transformando o modelo de campanha vitoriosa em algo comum e sem criatividade.

Publicado originalmente no Jornal do Povo em 15/07/2010

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s