Teoria e Prática de Sociologia no Ensino Médio

 

socio.jpg

 

             Durante a leitura do artigo intitulado “Semanas de Sociologia com Alunos do Ensino Médio da Rede Pública: da reflexão à prática”, de Ângela Maria de Sousa Lima e Jaqueline Ferreira, há a preocupação em debater o ensino da sociologia no ensino médio, com a experiência da realização das “Semanas de Sociologia”, em escolas da rede pública do NRE-Londrina.

            Diante desta experiência, a primeira questão polemizada é que a realidade do ambiente escolar e do convívio social se interpenetram na educação, na tentativa de transpor tal lacuna existente. Nisto, uma concepção humanista de educação é colocada, com o homem em um fim a ser atingido.  Logo, esta conexão entre o que é ensinado na escola e o “ser social” deve ser estabelecida. Para Gramsci, a escola é o instrumento a ser utilizado para que esta idéia torne realidade. “A cultura propicia exercício do pensamento, aquisição de idéias gerais, hábito de conectar causa e efeito”, contrapondo aqui a idéia de organizar a cultura como um saber, não como um saber enciclopédico.

            As semanas de sociologia começaram em 2001 no Colégio Nilo Peçanha, se estendendo até os dias de hoje. A partir do segundo ano, ou seja, em 2002, a filosofia também foi incluída no programa da semana. Várias temáticas foram abordadas ao longo dos anos, sempre com o interesse voltado para discussões que estavam presentes no debate das ciências sociais, tais como juventude, participação, sexualidade, religião, dentre outras.

            A partir de 2005, mini-cursos foram instituídos na semana que, cada vez mais, ganhava corpo e proporção. Também foram eventos artísticos integrantes de tal evento o teatro, a dança, fotografias, esporte, música, etc. Além disso, vale ressaltar a presença de vários projetos de extensão da UEL e a parceria com a UNIFIL.

            Em um segundo momento, após esta análise da educação, da inclusão da sociologia no ensino médio e do relato das diferentes semanas de sociologia já realizadas, os depoimentos dos alunos e professores que participaram das mesmas foram incluídos.

Dentre eles, alguns despertaram atenção. O aluno ZI diz que “a maior contribuição está em proporcionar visões diferentes do mesmo tema”. Esta é, fatalmente, a grande contribuição da sociologia no ensino médio: proporcionar “visão de mundo”, “abrir a cabeça”.  Em outras discussões já realizadas durante o curso, esta idéia “libertadora” da sociologia é fato constante, não só por parte dos futuros sociólogos, bem como dos alunos que cursam a disciplina no ensino médio.

Cabe ainda destacar o depoimento de uma mãe: “a importância do evento está sobretudo na relevância do relacionamento que os alunos e a escola tem com a universidade”. As palavras desta mãe refletem outra importante contribuição da semana de sociologia: integrar alunos e escola. Às vezes, os alunos de ciências sociais na universidade não enxergam a “praticidade” do curso, taxado como “viajado e que fica apenas na teoria”, pelo senso comum. Há, todavia, a necessidade de concordarmos que a sociologia não proporciona um saber específico durante a graduação, podendo este saber ser utilizado em empresas, varas de justiça, laboratórios, como em outros cursos. Porém, após o término da graduação, os caminhos para atuação nas ciências sociais são múltiplos.

Para mais desta contribuição visível do evento, as autoras apresentam mais quatro resultados/acontecimentos consideráveis das semanas de sociologia: as parcerias, a compreensão da colaboração da sociologia no formar professores, o envolvimento de todos as pessoas da escola (professores, alunos, coordenação pedagógica), faz com que o evento se torne mais completo e a necessidade de alguns professores readequarem a didática utilizada para com os alunos do ensino médio.

Acima destas já citadas contribuições, as semanas de sociologia só ratificam que bem articulada, a sociologia pode contribuir muito mais do que já contribui durante as aulas no ensino médio, com experiências significativas como esta, apresentando excelentes resultados para os envolvidos.

Anúncios

Um pensamento sobre “Teoria e Prática de Sociologia no Ensino Médio

  1. Caro Tiago: a idéia da “Semana de Sociologia” nas escolas médias muito me interessou. Seria possível você me enviar o referido artigo? Ainda o tem? Como eu poderia conhecer em detalhes a proposta? Imagino que conheça o projeto da UEM para uma instalação intinerante sobre sociologia, no qual a professora Zuleika Bueno está envolvida; caso contrário vale se informar, é bem interessante. Obrigado por toda e qualquer informação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s