O Estado Liberal

“O Estado é uma casa sem dono.Os inquilinos passam, mas a criadagem permanece. Na maioria dos casos é indemissível”

João Mellão, Deputado Estadual (DEM-SP)

O estado é motivo de muitas crises e conflitos no campo da política. Pensar num estado, entendido como regulador das políticas para a sociedade, é pensar num estado não estático, de estado no sentido de “estar”, mas sim dinâmico. A partir disso, desconsidero totalmente o modelo de estado gestor e mantenedor, para um estado gerenciador e estimulador.

Um estado não pode ser como essa “casa sem dono, onde os inquilinos passam e a criadagem permanece”. A concepção brasileira de estado continua sendo assim, infelizmente: muitos dizem “administrar” o estado, mas poucos conseguem dar dinâmica e gerência ao mesmo, instrumento estimulador de ações dos indivíduos e de grupos da sociedade civil organizada.

Este estado que penso não é com “E” maiúsculo. Ele não é dono da minha vida nem da vida dos cidadãos componentes do mesmo. Ele não é forte, centralizado e mentor de políticas que o fortaleçam cada vez mais. Este estado não ocupa os meios de comunicação e nem censura o que é bom para ser censurado.

Um estado deve ser dinâmico, arrojado e estimulador da sociedade. Deve gerir políticas públicas para o social e não controlar todas. Deve mais do que isso: ser o suficiente para que cumpra este papel exposto acima. Um estado deve transparecer e não esconder fatos. Esse é o estado moderno. O estado não deve ser o gerador de burocracia. Acima de tudo, é um facilitador, apenas um intermédio entre o social e entre a causa/efeito almejado pelo social do mesmo.

O estado é ação e não repressão. Não é utopia pensar no mesmo. Quem sabe então assim, neste modelo proposto, deixe de ser a casa dos sem-donoe se transforme na casa dos benfeitores e articuladores de políticas públicas benéficas ao todo social.

Anúncios

Um pensamento sobre “O Estado Liberal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s