A Nova Câmara dos Deputados

20070201-224la.jpg

Neste dia 01 de Fevereiro de 2007, tomaram posse os 513 parlamentares que compõem a Câmara dos Deputados. Destes, 46% tomam posse como integrantes da “bancada da renovação” e 54% se reelegeram para mais um mandato legislativo. Provenientes de 26 Estados da Federação mais o Distrito Federal, os Deputados Federais têm a missão de resgatar a credibilidade do casa, desgastada nos últimos anos com episódios como Mensalão, Sanguessugas, aumento dos salários, dentre outros.

Sem dúvida, a medida mais importante tomada por estes deputados até agora foi a eleição do novo presidente. Desbancado já no primeiro turno, o Deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), representante da “terceira via” na eleição, composta por PSDB, PFL -em parte e PPS, não conseguiu continuar no páreo. No segundo turno, disputa acirrada entre o comunista Aldo Rebelo (PC do B-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP), este último se elegendo.

Além de encaminhar projetos, o Presidente da casa é o terceiro na linha sucessória presidencial, assumindo o poder executivo na ausência do Presidente da República e de seu vice. Como exposto, o Deputado Arlindo Chinaglia, membro da base governista, alcança prestígio e poder. Espera-se muito desta nova presidência, principalmente encaminhar a tão importante reforma política, na tentativa de amenizar os efeitos do troca-troca partidário, de um sistema de voto distrital misto e a possível criação das listas partidárias.

Desta forma, com ações concretas e sólidas, a Câmara dos Deputados pode resgatar a credibilidade outrora perdida, com um perfil de seus parlamentares pautado na ética, na pluralidade de opiniões e agilidade no processo legislativo, tão aguardados pela população brasileira. Só assim podemos, de fato, melhorar este sistema político marcado por tantas denúncias e trabalhos que não condizem com os anseios dos brasileiros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s